O município

Brejetuba “Cidade do Café”

Situada na região das montanhas do Espírito Santo, a 147 km da capital Vitória, Brejetuba ilumina a paisagem do interior do estado do Espírito Santo através de suas belezas naturais e um ambiente com temperatura amena e agradável.

Rodeada pela exuberante Mata Atlântica, a cidade reúne condições propícias para turistas em busca de um local calmo e distante da correria do dia-a-dia. Aqui é possível respirar o ar fresco do interior e apreciar a paisagem, composta por uma rica fauna e flora. O relevo da região, permeado por montanhas, cachoeiras e cascatas, atrai pessoas interessadas na prática de esportes radicais.

Um povo trabalhador, alegre e hospitaleiro habita este lugar, hoje conhecida como a Cidade do Café, onde encontramos imensas lavouras cafeeiras cujas folhas verdes e aveludadas dão charme e beleza à cidade.

Além disso, os frutos vermelhos e amarelos desta planta revelam uma bebida de ótima qualidade que os nossos visitantes podem e devem apreciar, sendo a cafeicultura a principal atividade econômica do município, que é novo em sua existência, porém muito ativo e participativo no desenvolvimento da região.

É possível ainda encontrarmos marcas registradas de nossa riqueza cultural, que sobrevive ao tempo graças aos moradores, responsáveis por repassar valores e costumes do cotidiano para as futuras gerações. O prazer de conhecer todo o município e descobrir as origens e os modos de vida proporcionam passeios maravilhosos. É uma beleza que se estende aos olhos e que encanta a todos.

Dados de Brejetuba:

Área: 343 Km² Habitantes: 12.815
Localização: 13 km da BR 262 Na BR 462 – Antônio Laurindo Uliana

Curiosidades: Brejetuba, que já foi chamada Brejaúba (nome emprestado de uma palmeira cheia de espinhos abundante na região) se tornou município em 15/12/1995.

Pontos Turísticos de Brejetuba

Pedra Submarino - é um dos principais pontos turísticos do município de Brejetuba, em relação ao turismo de aventura. Essa pedra é um enorme paredão rochoso com 480 metros de altura e em seu cume a altitude é de 1.200 metros do nível do mar. É possível, na caminhada até seu pico, analisar de perto a orquídea Pseudolaelia e outras espécies endêmicas. Apreciar ainda, uma vista cheia de belezas naturais.
Nesse monumento natural, são realizadas caminhadas, rapel, saltos de parapentes, passeios de bicicletas, e além de ser rota do Enduro Nacional de Motociclismo.

Pedra da Torre - lugar perfeito que a natureza oferece para esportes radicais, principalmente parapentes. O ar puro, a sensação de ser livre e o contato próximo com a natureza revela a exuberância e o encantamento dos fenômenos naturais que esta terra possui, ótimo para uma boa caminhada. Rampa de Vôo Livre – Situada a 09 Km da cidade de Brejetuba na Pedra da torre a Rampa de Vôo livre tem 1400 metros de Altitude e esta a 602 metros de altura,ótimo para que gosta de uma aventura.

Topo do Urubu – é o ponto mais alto de Rancho Dantas e de todo o nosso município, com 1.300 metros do nível do mar, é um ambiente totalmente natural e muito visitado por aventureiros que gostam de estar em sintonia com o universo da natureza que os rodeiam e também por motoqueiros e participantes de rally de toda a região, sendo importante ponto de referência em campeonatos estaduais e nacionais desses esportes.

Cachoeira da Rampa – é a mais próxima à sede, são 93 metros de queda e uma das mais bonitas do município. Sendo ela ponto de referência para esporte de aventura própria para a prática de rapel. É uma beleza que se estende aos olhos e que encanta a todos.

Cachoeira do Zé Bernardo – Situada a 12 Km da sede na comunidade de São Domingos, possuindo 20 metros de queda d’água e rodeada pelas belas matas,sendo de fácil acesso e grande beleza natural.

Recanto das Águas - Um aconchegante ambiente é o Recanto das Águas, pertencente a família Zambom, na comunidade de Brejaubinha, a 07 Km da sede. Um lugar propício para reuniões familiares, encontros entre amigos para um animado bate papo e momento de pura descontração.
Possui área para show, dança, churrasqueira, lanchonete, lagos de águas cristalinas vinda das nascentes, campo de bocha, piscinas de águas naturais, um campo e trilhas para quem gosta de uma boa aventura. O canto dos pássaros, as grandiosas árvores, as inúmeras bromélias acompanham o visitante, sendo possível respirar o ar fresco e apreciar as belas paisagens que encantam a todos.