CÂMARA MUNICIPAL DE BREJETUBA - ES

Brejetuba “Cidade do Café”

Situada na região das montanhas do Espírito Santo, a 147 km da capital Vitória, Brejetuba ilumina a paisagem do interior do estado através de suas belezas naturais e um ambiente com temperatura amena e agradável.

Rodeada pela exuberante Mata Atlântica, a cidade reúne condições propícias para turistas em busca de um local calmo e distante da correria do dia-a-dia. Aqui é possível respirar o ar fresco do interior e ao mesmo tempo apreciar a paisagem, composta por uma rica fauna e flora. O relevo da região, permeado por montanhas, cachoeiras e cascatas, atrai pessoas interessadas na prática de esportes radicais.

Um povo trabalhador, alegre e hospitaleiro habita este lugar, hoje conhecida como a Cidade do Café, onde encontramos imensas lavouras cafeeiras cujas folhas verdes e aveludadas dão charme e beleza á cidade.

Além disso, os frutos vermelhos e amarelos desta planta revelam uma bebida de ótima qualidade que os nossos visitantes podem e devem apreciar sendo a cafeicultura a principal atividade econômica do município, que é novo em sua existência, porém muito ativo e participativo no desenvolvimento da região.

É possível ainda encontrarmos marcas registradas de nossa riqueza cultural, que sobrevive ao tempo graças aos moradores, responsáveis por repassar valores e costumes do cotidiano para as futuras gerações. O prazer de conhecer todo o município e descobrir as origens e os modos de vida proporcionam passeios maravilhosos. É uma beleza que se estende aos olhos e que encanta a todos.

Dados de Brejetuba:

Área: 343 Km² Habitantes: 12.815
Localização: 13 km da BR 262 Na BR 462 – Antônio Laurindo Uliana

Curiosidades: Brejetuba, que já foi chamada Brejaúba (nome emprestado de uma palmeira cheia de espinhos abundante na região) se tornou município em 15/12/1995.

Pontos Turísticos de Brejetuba

Pedra Submarino - é um dos pontos principais no que se diz respeito ao turismo de aventura de Brejetuba. Essa pedra é um enorme paredão rochoso com 480 metros de altura e em seu cume a altitude é de 1.200 metros do nível do mar. É possível, na caminhada até seu pico, analisar de perto a orquídea Pseudolaelia e outras espécies endêmicas. Apreciar ainda, uma vista cheia de belezas naturais.
Nesse monumento natural, são realizadas caminhadas, rapel, saltos de parapentes, passeios de bicicletas, e além de ser rota do Enduro Nacional de Motociclismo.

Pedra da Torre - lugar perfeito que a natureza oferece para esportes radicais, principalmente parapentes. O ar puro, a sensação de ser livre e o contato próximo com a natureza revela a exuberância e o encantamento dos fenômenos naturais que esta terra possui, ótimo para uma boa caminhada. Rampa de Vôo Livre – Situada a 09 Km da cidade de Brejetuba na Pedra da torre a Rampa de Vôo livre tem 1400 metros de Altitude e esta a 602 metros de altura,ótimo para que gosta de uma aventura.

Topo do Urubu – é o ponto mais alto de Rancho Dantas e de todo o nosso município, com 1.300 metros do nível do mar, é um ambiente totalmente natural e muito visitado por aventureiros que gostam de estar em sintonia com o universo da natureza que os rodeiam e também por motoqueiros e participantes de rally de toda a região, sendo importante ponto de referência em campeonatos estaduais e nacionais desses esportes.

Cachoeira da Rampa – é a mais próxima à sede, são 93 metros de queda e uma das mais bonitas do município. Sendo ela ponto de referência para esporte de aventura própria para a prática de rapel. É uma beleza que se estende aos olhos e que encanta a todos.

Cachoeira do Zé Bernardo – Situada a 12 Km da sede na comunidade de São Domingos, possuindo 20 metros de queda d’água e rodeada pelas belas matas,sendo de fácil acesso e grande beleza natural.

Recanto das Águas - Um aconchegante ambiente é o Recanto das Águas, pertencente a família Zambom, na comunidade de Brejaubinha a 07 Km da sede. Um lugar propício para reuniões familiares, encontros entre amigos para um animado bate papo e momento de pura descontração.
Possui área para show, dança churrasqueira, lanchonete lagos de águas cristalinas vinda das nascentes, campo de bocha, piscinas de águas naturais, área de campi, trilhas para quem gosta de uma boa aventura. O canto dos pássaros, as grandiosas árvores, as inúmeras bromélias acompanham ao visitante, sendo possível respirar o ar fresco e apreciar as belas paisagens que encanta a todos.

Endereço:
Av. Ângelo Uliana, s/n - Bairro Bellarmino Ulyana - Brejetuba/ES